Blog
Presidente da República alertado para tragédia de plásticos e microplásticos na Praia da Apúlia Norte (Esposende)
Presidente da República alertado para tragédia de plásticos e microplásticos na Praia da Apúlia Norte (Esposende)
Hoje, em apenas 1 h e 47 m, numa sessão de plogging sob chuva intensa foi possível recolher 120 litros de resíduos na praia da Apúlia Norte (Esposende). (ver créditos)
A sessão integrou-se na ação de plogging “Deixe a Apúlia Limpa” e decorreu entre as 08 h e 50 m e as 10h e 37 m.
Dos resíduos recolhidos destaque para pauzinhos de chupa-chupas, esferovites de diversas dimensões, cordas, garrafas e copos de plástico, fio dentário flossers, estilhaços de vidro, redes de pesca, fio de pesca, ferro, embalagens de gelado e de chupa chups, tubos de plástico de diversos diâmetros, molas, tampas de garrafas de plástico, isqueiros, esferovites, pedaços de chupetas, sacos de plástico e até uma bucha, uma luva e uma embalagem de produto de limpeza rápida de vidros.
De referir a observação de milhares de microplásticos (a maioria com cores diversas) observados no areal.
Os resíduos foram recolhidos em sacos de plástico tendo-se procedido à separação dos mesmos e colocação em ecopontos e contentor.
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa foi informado do exposto, via formulário de contacto da Presidência da República sendo sensibilizado para abordar a poluição dos oceanos em debates com crianças e jovens, assim como alertar o próximo governo para a necessidade de introdução do plogging no sistema de ensino e de incremento (com periodicidade a definir) de aulas fora do estabelecimento escolar, em particular junto à costa por forma a ser fortalecida a consciencia ambiental e pedagógica.
Faça uma excursão no seu distrito
São mais de 30 imagens da iluminação de natal dos diferentes concelhos do distrito de Braga colocadas juntas numa publicação com o objetivo de mostrar que não é preciso fazer uma viagem à Galiza para ver uma iluminação de natal bonita.
Universidade Sénior de Esposende
A Associação Cidadãos de Esposende é detentora da Universidade Sénior de Esposende, decorreu em Almeirim uma Reunião Magna das Universidades Seniores que juntou mais de 70 universidades de todo o país
Associação Cidadãos de Esposende alerta para estado “lastimável” da EN13 e exige obras
Associação Cidadãos de Esposende cria rede de Valença a Faro
Ao novo comandante, Júlio Melo, a Associação endereça votos de muito sucesso na liderança dos Bombeiros Voluntários de Esposende
Esposende teve “um verão inesquecível com centenas de eventos” Enaltece a Associação Cidadãos de Esposende

A Associação Cidadãos de Esposende coopera no dia Internacional da Limpeza Costeira
A Associação Cidadãos de Esposende coopera no dia Internacional da Limpeza Costeira, Praia das Pedrinhas/Apúlia, dia 17 de Setembro, entre as 10H e as 13H, contamos consigo!
Trata-se de uma iniciativa da A Sailors for the Sea Portugal, uma associação sem fins lucrativos, sediada em Cascais, cuja principal missão é a sensibilização para a sustentabilidade dos Mares e Oceanos.
Criado pela Ocean Conservancy há mais de três décadas, no dia 17 de Setembro, comemora-se o Dia Internacional da Limpeza Costeira, data celebrada anualmente no terceiro Sábado do mês de Setembro.
Para assinalar esta tão importante data, a Sailors for the Sea Portugal em conjunto com o seu parceiro Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, idealizou um plano de Ação de Consciencialização Ambiental denominado por Reciclar é a Nossa Praia.
Conhecendo-se que 80% do lixo que existe no Mar provém de terra, esta atividade a nível nacional, terá como base a concretização de ações de limpeza costeira em todos os 10 distritos costeiros de Portugal Continental, mas também no arquipélago dos Açores e da Madeira.
Para o efeito, o concelho de Esposende foi uma das 12 localizações escolhidas

COMUNICADO
A Associação Cidadãos de Esposende leva 5 anos de serviço em Esposende, todo o nosso trabalho visa exclusivamente a melhoria do concelho.
Temos pautado o nosso trabalho pela seriedade sendo um esforço de gentes que querem um Esposende melhor e que de forma voluntária prestam o seu contributo.
Entramos hoje oficialmente na campanha eleitoral, um período onde os diferentes partidos apresentam as suas propostas e cabe aos esposendenses decidir o futuro do concelho para os próximos 4 anos.
Não queremos, não fazemos politica aquilo que pretendemos é defender Esposende e os seus interesses, se hoje a ponte de fão está melhor foi pela nossa intervenção, se hoje os poços a céu aberto estão a ser fechados foi pela nossa intervenção, se a extração ilegal de areias nas dunas parou foi pela nossa intervenção, se buracos, passadeiras ou passeios foram arranjados foi pela nossa intervenção, e assim ate dezenas e dezenas de situações que os esposendenses nos fazem chegar e nós denunciamos às diferentes entidades. Tudo feito sempre em nosso nome preservando a identidade de quem nos faz chegar o problema.
Como não pretendemos misturar o trabalho associativo com a política, (apesar de nos quererem colocar esse “carimbo”) não vamos até ao dia a seguir às eleições colocar qualquer alerta na nossa plataforma, salvo situações de avisos meteorológicas ou situações que exijam algum alerta especial.
Podem e devem continuar a enviar os vossos problemas para a associação, ( Alertas@Esposende.org) aqui estará a nossa equipa para lhes dar resposta, paramos apenas a publicação dos problemas de forma que não interfira com a decisão dos esposendenses sobre o futuro do concelho.
Aproveitamos para vos agradecer a confiança que depositam na associação, aqui estamos e aqui estaremos para denunciar tudo o que seja preciso, sempre com o mesmo objetivo, melhorar Esposende.
Esposende 14 de Setembro 2021
A direção