



Associação pede fecho do acesso pedonal à ponte D. Luís Filipe devido a fissuras
Imagens recolhidas no local, em Esposende, revelam fissuras graves na estrutura.
A Associação Cidadãos de Esposende está a pedir o fecho imediato do acesso pedonal à ponte D. Luís Filipe, depois de imagens recolhidas no local revelarem fissuras graves.
A 28 de maio a Associação remeteu para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, os dados recebidos sobre as inspeções realizadas na Ponte D. Luís Filipe, manifestando a sua preocupação pelas anomalias detetadas. Apesar da importância associada ao caso, não obteve qualquer resposta.
Segundo esclarecimento dado à Associação Cidadãos de Esposende por parte da empresa Infraestruturas de Portugal, S.A., a inspeção principal realizada no final de 2019 tinha revelado anomalias nos aparelhos de apoio e na proteção da estrutura metálica, estando prevista uma intervenção.
Seis meses passados ainda não foi realizada qualquer intervenção na ponte, apontam os responsáveis da Associação.
Situação em discussão
A situação já denunciada pela Associação chegou à última reunião de câmara, sendo o presidente Benjamim Pereira questionado pelo vereador da oposição sobre que procedimento tinha adotado na ponte que salvaguarde a proteção das pessoas e bens.
Em resposta ao solicitado, o presidente da câmara esclareceu: “Temos enviado ofícios às infraestruturas de Portugal, não pode fazer muito mais que isso”.
Perante uma aparente desvalorização do problema e o que consideram ser a passividade da autarca, os responsáveis da Associação optaram por serem eles a agir, fazendo registos fotográficos no local.
São vários os pontos na passagem pedonal que apresentam fissuras. A corrosão é de tal forma grave que existem buracos com abertura direta para o rio.
Não se trata de buracos na marginal, ou nos passadiços, os quais os utilizadores já se habituaram a ver no local, são buracos abertos para um rio vários metros abaixo, alertam os responsáveis da Associação
A ponte, nos dias de hoje, continua a ser uma ligação fundamental.
São centenas de pessoas que a utilizam como passagem entre margens e milhares os veículos que por ela circulam diariamente. Sendo que nos meses de Julho e Agosto o número de passagens aumenta, urge tomar decisões.
Pedido enviado à autarquia
Perante estes factos, a Associação solicitou ao presidente da câmara o fecho imediato do acesso pedonal à ponte até que seja realizada uma intervenção da empresa Infraestruturas de Portugal, S.A.